O Arquivo de diário do SOLIDWORKS é um arquivo de texto que registra as ações efetuadas na sessão atual do SOLIDWORKS. Esse arquivo é muito útil na criação de macros ou de ferramentas de programação da API do SOLIDWORKS.
Quando você inicia o SOLIDWORKS, ele cria um arquivo de diário chamado swxJRNL.swj no seguinte local:
C: \Users\ \current_userAppData\Roaming\SOLIDWORKS\SOLIDWORKS version
Você pode alterar o local mudando o valor da variável Pastas do Diário do SOLIDWORKS no registro. Esta variável está localizada em HKEY_CURRENT_USER > Software > SOLIDWORKS > SOLIDWORKS <version> > ExtReferences.
Quando um novo arquivo de diário for criado e se já houver um na pasta de destino que não esteja em uso, o SOLIDWORKS copiará o arquivo existente para swxJRNL.BAK e criará o novo arquivo. Dessa forma, representa swxJRNL.swj a sessão atual e swxJRNL.BAK representa a sessão anterior.
Mensagem de aviso
O seguinte aviso pode ser exibido:
Não foi possível criar um arquivo de diário. Outra sessão do SOLIDWORKS pode já estar sendo executada neste computador.
Os motivos dessa mensagem podem ser:
- Você não tem permissão para gravar na pasta, o que pode ser o caso em uma rede protegida em uma pasta somente leitura para os usuários.
- Um arquivo de diário já está sendo usado por outra sessão do SOLIDWORKS, na sua máquina ou em outra, o que pode ser causado por:
- Uma segunda sessão do SOLIDWORKS que tenta criar um arquivo de diário no mesmo local da primeira.
- Uma sessão do SOLIDWORKS encerrada anormalmente sem o arquivo de diário ter sido encerrado completamente.
- Mais de um usuário clicou duas vezes nos arquivos da mesma pasta para iniciar o SOLIDWORKS, o que pode ocorrer em pastas de rede compartilhadas.
A mensagem de aviso não é prejudicial e pode ser ignorada, a não ser que você necessite do arquivo de diário para fins de programação. Por outro lado, várias sessões do SOLIDWORKS no mesmo computador, especialmente se uma sessão for encerrada anormalmente, podem diminuir o desempenho.