Use o estudo de vibração aleatória para calcular a resposta devido a cargas não determinísticas. Os exemplos de cargas não determinísticas incluem:
- cargas geradas nas rodas de um carro que trafega em estradas irregulares
- acelerações de base geradas por terremotos
- pressão gerada por turbulências de ar
- pressão das ondas do mar ou de ventos fortes
Em um estudo de vibração aleatória, as cargas são descritas estatisticamente por funções de densidade espectral de potência (psd, na sigla em inglês). As unidades de psd correspondem ao quadrado da carga sobre a frequência como função da frequência. Por exemplo, a unidade de uma curva psd de pressão é (psi)2/Hz sobre Hz.
Um exemplo de curva psd é mostrado abaixo. O eixo X (frequência em Hz) está plotado em escala logarítmica para que se possa obter uma visualização clara do amplo intervalo de frequência. A unidade do eixo Y é amplitude
2/ frequência.
A solução de problemas de vibração aleatória é formulada no domínio da frequência (consulte Ajuda do Simulation: Procedimento de análise - Vibração aleatória).
Após a execução do estudo, você pode plotar os valores de raiz média quadrática (RMS) ou os resultados de psd de tensões, deslocamentos, velocidades, etc., em uma frequência específica ou os resultados gráficos em locais específicos em relação aos valores de frequência.
As opções de amortecimento modal, Rayleigh e modal composto estão disponíveis para este tipo de análise. Consulte Efeitos de amortecimento.